Supervisão
A Clínica “NEUROAVALIAÇÃO” com o intuito de prestar suporte clínico e técnico em avaliação neuropsicológica, em parceria com o Prof. Dr. Martin Luiz Myczkowski, passam a oferecer a modalidade de supervisão para grupos com 07 participantes. A supervisão será ministrada pelo Neuropsicólogo Pedro Donizetti, coordenador da “NEUROAVALIAÇÃO” e comentada e discutida com o Prof. Martin Myczkowski. Currículo Lates
Entre os inscritos para a supervisão grupal deverão conter, no mínimo, um neuropsicólogo ou especializando em Neuropsicologia, mas este grupo é aberto à participação de psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, gerontólogos e terapeutas ocupacionais, como também aos graduandos do 5º ano de Psicologia, que estarão participando como ouvintes e poderão receber suporte para eventuais dúvidas.
Outros participantes, que não sejam graduandos do 5º ano de Psicologia, também podem participar como ouvintes, mas não usufruirão de um valor especial para a participação como os graduandos.
Incentivamos a participação de graduandos do último ano do curso de Psicologia, pois consideramos que os conhecimentos adquiridos na graduação não comportam uma base mínima em Neuropsicologia, sendo uma ciência e uma especialidade da Psicologia que a cada dia tem sido mais requisitada, e este contato, antes da formação, com uma temática tão emergente e necessária dirigida à prática, pode levar a busca desta especialização.
Um neuropsicólogo ou especializando em Neuropsicologia, deverá obrigatoriamente (salvo em exceções na qual a “NEUROAVALIAÇÃO” apresentará casos para a supervisão) apresentar um caso iniciado (com anamnese), em andamento ou finalizado, que será enviado para o e-mail: supervisão_neuroavaliaçã[email protected], com pelo menos 03 dias de antecedência da data de supervisão, para ser comentado previamente (todos os participantes recebem o caso comentado antes da supervisão) em condução ao raciocínio clínico, com uma crítica em bases psiquiátricas em correlação às neuropsicológicas.
Há possibilidade de orientações em contextos variados nestas bases, englobando a 1ª infância até velhice, abordando temas essenciais à lapidação da formação na área da Neuropsicologia. Orientaremos sobre a composição do protocolo de avaliação neuropsicológica, questões sobre aplicação de testes ou pertinentes às necessidades do participante e ao tema abordado e cederemos artigos e materiais para aprofundamento do conhecimento baseado no(s) caso(s) apresentado(s). Serão apresentados no mínimo 02 e no máximo 04 casos por supervisão.
Os encontros para a supervisão ocorrerão on-line via a plataforma Hangouts do Google. O objetivo deste modelo on-line de supervisão é o acesso facilitado a uma orientação no desenvolvimento e condução do raciocínio clínico e na utilização adequada de procedimentos que compõem uma avaliação neuropsicológica, com a participação de outras especialidades além da Psicologia a fim de uma colaboração multidisciplinar, em busca do aprofundamento no conhecimento em Neuropsicologia, sua melhor compreensão e aplicabilidade.
Temas emergentes como Transtornos de Ansiedade (TAG, Pânico, Impulso, TEPT, TOC), TDAH, Deficiência Intelectual, Espectro Autista/Aspenger, Transtornos de Humor Depressivo e Bipolar, Transtornos da Linguagem e da Aprendizagem (Dislexia), Transtornos Disruptivos (TOD), Transtornos Psicóticos (Esquizofrenia), Transtornos de Personalidade, Alzheimer e outras Demências, Epilepsia, Neurocirurgia entre outros, poderão ser abordados com enfoque neuropsicológico, dependendo das demandas apresentadas pelo grupo.
As sessões de supervisão terão 02 horas de duração e ocorrerão quinzenalmente e um mesmo participante poderá participar de outro grupo que ocorrerá em outro dia/horário e obter descontos.