(11) 3637-9900 | (11) 94775-9866
 

Avaliação Neuropsicológica

Consultório de Psicologia e Neuropsicologia

NEURO AVALIAÇÃO:
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM SP PARA DÉFICITS COGNITIVOS

A avaliação neuropsicológica detalha as funções mentais que são conhecidas como funções cognitivas, utilizando-se de um conjunto de testes, inventários, escalas e procedimentos padronizados. Investiga o desempenho das habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, funções motoras e executivas.


Quando realizar uma avaliação?

O melhor momento para buscar a avaliação neuropsicológica é quando alguns atrasos de desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem ou de desempenho no dia a dia já incomodam, o indivíduo ou seus familiares. Ou ainda, quando se percebe que a dificuldade ou atraso são persistentes. Em grande parte das vezes a avaliação pode ser sugerida por um médico ou pelos educadores que acompanham a pessoa.

Quais os benefícios da avaliação neuropsicológica?

Os métodos neuropsicológicos podem proporcionar o diagnóstico diferencial de doenças que apresentam sintomas parecidos. Também é possível classificar a severidade clínica dos pacientes e monitorar a evolução dos indivíduos que estejam em tratamento. Em crianças, a avaliação neuropsicológica pode investigar atrasos no desenvolvimento ou a influência do tratamento medicamentoso no desempenho de tarefas escolares.

Como é feita a avaliação neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica é composta por várias etapas, onde será feita uma entrevista de anamnese, a qual será coletada informações do desenvolvimento do paciente. É importante ter em mente que o número de sessões pode variar conforme a quantidade de testes aplicados e o tempo de sessão (50 minutos ou 90 minutos), isso varia de acordo com a queixa trazida pelo paciente.

Saiba onde a avaliação neuropsicológica pode atuar

tea + neuro avaliação
TEA
TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) ou simplesmente Autismo é um assunto complexo, e necessita de uma análise particular em cada criança e/ou pessoa. No entanto, há aspectos básicos para que se possa compreender de forma clara este conceito. Afinal, o que caracteriza o autismo? Qual sua definição?
tdah + neuro avaliação
TDAH
Transtorno de déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH) é a dificuldade de aprendizagem na fase escolar (tanto para atraso na alfabetização ou para aprender novos conhecimentos). Há prejuízos na interação sócia e agressividade/impulsividade excessiva.
dislexia + neuro avaliação
DISLEXIA
A dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas.
ALZHEIMER + neuro avaliação
ALZHEIMER
A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.
toc + neuro avaliação
TOC
Na doença mental denominada transtorno obsessivo compulsivo (TOC), uma pessoa é aprisionada por um padrão de pensamentos e comportamentos repetitivos que não têm sentido, são desagradáveis e extremamente difíceis de evitar.
TRANSTORNOS ANSIOSOS + neuro avaliação
TRANSTORNOS ANSIOSOS
Transtornos ansiosos ou transtornos de ansiedade, anteriormente conhecidos como NEUROSES. Ataque De Pânico, Transtorno De Pânico, Agorafobia, Fobia Específicas, Fobia Social, Estresse Pós-Traumático, Ansiedade Generalizada e Ansiedade Induzida Por Substâncias.