(11) 3637-9900 | (11) 94775-9866
 

Psicoterapia

Clínica de Psicoterapia em SP

NEURO AVALIAÇÃO:
CLÍNICA DE PSICOTERAPIA EM SP

A psicoterapia é um termo geral usado para descrever o processo de tratamento de distúrbios psicológicos e sofrimento mental pelo uso de técnicas psicológicas através da fala. Durante este processo, um psicoterapeuta treinado ajuda o indivíduo a resolver problemas específicos ou gerais, tais como uma doença mental em particular ou uma fonte de estresse na vida.

Dependendo da abordagem utilizada pelo terapeuta, uma grande variedade de estratégias e técnicas podem ser usadas.


Como funciona a psicoterapia?

Geralmente, as sessões podem ser feitas duas vezes por semana, semanalmente ou quinzenalmente. O relacionamento entre psicoterapeuta e paciente não é tratada como uma relação de amizade, do contrário, as técnicas científicas aplicadas tem sua eficácia comprometidas dentro do tratamento. O psicoterapeuta nesse momento se torna um lugar, antes de uma pessoa, onde o paciente pode colocar suas angústias e sofrimentos sem julgamentos ou pontos de vista preconceituosos. Pelas mesmas razões, o psicoterapeuta não deve aconselhar o paciente, referente a suas opções, e sim auxiliá-lo a fazer suas próprias escolhas, promovendo assim, maior autonomia e liberdade. A participação ativa do paciente durante todo o processo psicoterapêutico é fundamental para a eficácia da psicoterapia.

Como o treinamento é realizado?

O treinamento é informatizado e realizado online pelo usuário. O programa é composto por exercícios com dificuldade adaptativa, que varia conforme o desempenho do paciente. Dessa forma, estimula o desenvolvimento de estratégias e novas habilidades mentais. Além disso, também são realizados encontros semanais com o terapeuta para investigar a evolução do treinamento e ajudar o usuário a encontrar novas estratégias.

Por que fazer psicoterapia?

Indivíduo
O processo psicoterapêutico é indicado para situações clínicas diversas, como perturbações do humor e da ansiedade e perturbações da personalidade e do comportamento. Além dessas, situações onde exista sofrimento emocional e dificuldades de adaptação.
Casal
Sempre há espaço para melhoras em qualquer relacionamento conjugal. Geralmente os casais procuram por um psicólogo não após um evento específico, mas sim geralmente após uma série de eventos que vem desgastando a relação.
Criança e Adolescente
Ainda que a infância e adolescência sejam momentos únicos de experiências e descobertas, os desafios são inúmeros. Dificuldades de se relacionar com outras crianças ou colegas de escola, pressão dos familiares por melhorar suas notas escolares, teimosia, problemas quanto à alimentação e vários outros fatores.